terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Papel reciclado - Tudo Encaixa

 
O artesanato em Cumbe é fator muito interessante, destaca-se a presença do PROJETO TUDO ENCAIXA na produção me materiais reciclados. Atualmente exportam os seus produtos para os EUA. O site desse projeto possui mais detalhes. Vale a pena conferir. Clique na foto e saiba mais sobre esse projeto.

PROJETO TUDO ENCAIXA

Em Cumbe, município a 96 km de Aracaju, surgiu em 1998 uma iniciativa para geração de renda e resgate social, movida pela organização não-governamental Sociedade Sócio-Ambiental do Baixo S. Francisco - Canoa de Tolda, entidade sem fins lucrativos.

A idéia foi posta em prática através do Programa Pró-Sertão, do Nutrac (Núcleo de Trabalho Comunitário de Sergipe) da Secretaria de Estado da Agricultura, do FIDA (Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola), com o apoio da Prefeitura Municipal de Cumbe.

O projeto tem como objetivo oferecer às comunidades do interior a possibilidade de uma renda alternativa, aproveitando a mão-de-obra juvenil ociosa e desqualificada. Baseia-se numa proposta de educação ambiental, em que conceitos sobre a importância da reciclagem são transmitidos à comunidade, através da sensibilização, treinamento e comercialização dos produtos.

O projeto nasceu da necessidade de obter embalagens, em especial algum tipo de caixa ou sacola, que valorizassem o artesanato confeccionado pelos grupos de produção que participam dos projetos do PRÓ-SERTÃO (Programa de Apoio às Famílias de Baixa Renda da Região Semi-Árida de Sergipe). Nesse sentido foi criado o Grupo de Produção de Papel Reciclado, formado atualmente por 13 adolescentes (entre 16 e 19 anos de idade) da própria comunidade, tendo como pré-requisito estarem matriculados numa das escolas do município.

O grupo está organizado como associação, trabalhando diariamente em horários variados, de acordo com a disponibilidade de cada um e com cargos e funções definidas.

O trabalho consiste na criação de objetos utilitários e de decoração para instituições públicas, privadas, comércio e até casas e condomínios. Hoje são produzidos cestos para lixo, cestos para roupa, porta-revistas, bolsas, chapéus, etc., com boa aceitabilidade no mercado nacional e internacional.

Visite o site http://tudoencaixa.infox.com.br/

tudoenc Fonte: Educar Já!

3 comentários:

  1. Site do Tudo Encaixa:

    tudoencaixa.infox.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tentando entrar em contato com o Projeto Tudo Encaixa mais não estou conseguindo. O nº do telefone não confere.como fazer? mello.medeiros@gamil.com

      Excluir
  2. O link foi inserido como indicado!
    Obrigado!

    ResponderExcluir