terça-feira, 11 de dezembro de 2007

A Problemática da Terra

Devido aos fatores citados, a cidade de Cumbe é um município que não possui terras suficientes para a produção agrícola, como era de se esperar. Aproximadamente 10% da população possuem terras apropriadas para o desenvolvimento da agricultura (acima de 60 tarefas, dados do INCRA). Terras com medidas menores que esta inviabiliza a produção rentável, ou seja, necessária ao desenvolvimento sustentável.

É correto afirmar que as terras em Cumbe estão distribuídas nas mãos de poucos, um sério problema para a população. Tal fato, no futuro, pode desencadear sérios problemas para o desenvolvimento da cidade.

O maior porblema reside no fato de que quase todas as terras agricultáveis são utilizadas para a bovinocultura de corte. Caso houvesse a produção de bovinocultura de leite, provavelmente a cadeia produtiva dessa atividade traria um melhor resultado para a circulação de renda no município – produção de laticínios, por exemplo. Os resultados obtidos atualmente com a bovinocultura de corte, a qual não há beneficiamento de produto animal, são irrelevantes para a economia, se considerarmos o potencial que poderia se obter em caso de pecuária de leite, cmo nos municípios vizinhos – Itabí, Nossa Senhora de Lourdes.

 
Cumbe - Agropecuária e Agricultura

O município de Cumbe está localizado no centro do estado de Sergipe, distante 88 quilômetros da capital, foi produtor de algodão chegando a possuir três fábricas descaroçadoras. Com o aparecimento de pragas e a falta de tecnologia para o controle, especificamente do bicudo, toda a importância do cultivo do algodão se perdeu diante dos prejuízos que os produtores estavam sofrendo.

Nas décadas seguintes, a produção voltou-se para a criação de bovinos, especificamente a pecuária de corte. O que antes eram propriedades para agricultura, agora dá lugar às pastagens para criação de gado. Sendo assim, restou aos agricultores a única saída, a agricultura de subsistência.

Atualmente não é perceptível alguma cultura em destaque. A característica de subsistência não fornece resultados para uma venda considerável da produção, especificamente da agricultura. Aliada ainda à falta de tecnologia para produção, um grande entrave para a solução do problema da produção do município, a agricultura que outrora fora tão importante para o município, hoje se torna o único meio de sustento viável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário